segunda-feira, 11 de maio de 2009

"Primeiro encontro da galera filosófica"

"Bom, já que esse é o primeiro registro do encontros filosóficos, nada melhor do que contar um pouquinho de como surgiu essa idéia e como ela vem com muito suor, pensamentos e salgadinhos (rsrsrs) se tornando realidade. A idéia de valorizar e estimular a capacidade filosófica dos jovens alunos com quem eu tenho o prazer de trabalhar é um pensamento antigo e recorrente na minha vida. Por algumas vezes tentei colocar esse projeto em funcionamento, porém eram preciso duas coisas: Um grupo de alunos dispostos a enfrentar esse desafio e uma direção e coordenação pedagógica que validassem minha idéia. Diz o ditado que um raio não cai duas vezes em um mesmo lugar, porém esse ano ele caiu... e eu encontrei não só uma turma que se interessou pelo projeto, mas também um grupo de colegas de trabalho que compraram minha idéia, em especial a diretora da escola e colaboradora do projeto, Sandra Sanches. A escola em questão pertence a rede pública municipal de São Paulo, situa-se no bairro de Perus e foi foco de algumas reportagens um tanto quanto injustas quanto ao rendimento da mesma em uma determinada avaliação governamental, a EMEF Fernando Gracioso. Uma vez atingido por dois raios, não havia mais o que pensar e o ponta pé inicial foi dado. O primeiro encontro aconteceu no dia três de Abril de dois mil e nove, em uma tarde ensolarada de sexta feira.
O encontro aconteceu no Parque anhanguera, um local cercado pela natureza, ambiente mais que ideal para os nossos objetivos.
Sob a sombra das árvores, e sentados no gramado foram lidas frases de grandes filósofos, Platão, Confúcio, Aristóteles, Sócrates entre outros.
O objetivo do dia era fazer a turma pensar sobre o pensamento, pensar por que, pra que e como pensar. As frases lidas fizeram com que todos pudessem refletir e posteriormente dividir com todos os presentes suas opiniões e pensamentos. Surgiram reflexões sobre a atual sociedade e os mecanismos que fazem com que ela gire, música, mídia e consumo e a influência que esses fatores tem na vida de cada um. Ao final o grupo decidiu o assunto da próxima reunião o qual será "A sociedade e a adolescência", ou seja, já vi que teremos assunto pra várias reuniões.
Após o alimento da mente, o grupo alimentou o corpo, e como alimentou as fotos falam por si só. Em seguida ao lanche animado, o grupo fez uma caminhada pelo parque observando toda a diversidade biológica que habita aquele local, inclusive essa simpática cadelinha que acompanhou o grupo desde o primeiro momento. Ainda foi possível observar aranhas, flores e plantas de rara beleza. As próximas postagens serão feitas pelos alunos participantes desse trabalho, vídeos e fotos farão parte desse registro virtual onde o objetivo e estimular o pensamento não só do grupo participante mas de todas as pessoas que visitarem esse humilde blog, abraços e sejam sempre bem vindos. Pra terminar um vídeo (clique aqui) que nos mostra que persistir faz parte da vida, seja lá qual for essa vida... Profº Fabiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é o canal de retorno entre o nosso grupo e você, nosso visitante mais que especial. Seja sempre muito bem vindo a esse pedacinho do nosso mundo.